Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Significado da expressão "Wabi Sabi"

Muitas pessoas me perguntam o porque de usar a expressão "Wabi Sabi". Acho que mais que uma expressão com siginificado ela serve pra tornar nossa vida mais leve. Segue abaixo um texto que traduz mais ou menos oque significa.

O Wabi Sabi é um conceito que nasceu dos rituais da Cerimônia do Chá, difundido por monges zen-budistas e mestres da Cerimônia do Chá. É a expressão que os japoneses inventaram para definir a beleza que reside nas coisas imperfeitas. É um jeito de "ver" as coisas por uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade. É ver beleza na assimetria e na rusticidade.
Wabi significa a beleza modesta, a simplicidade, a harmonia. Está presente na valorização e elogio da essência de todas as coisas. É a beleza presente nas coisas aparentemente simples, rústicas e não-convencionais.

Sabi contém o significado de beleza da imperfeição provocada pela ação do tempo e da natureza e também a própria impermanência. (Fonte: Google)

 Se todas as pessoas olhassem as coisas ao redor como uma perfeição imperfeita e que tudo é transitório, acho que o mundo e até o próprio tratamento do ser humano com outros seria diferente. Olhar ao redor de forma diferente e com menos pressa (embora no mundo de hoje é quase impossível) seria bom tentar de vez enquando. Como a bagunça organizada feita numa folha de papel desenhada por uma criança (essa é pra você Dudinha), a marca da xícara de café que ficou no documento, os troncos retorcidos de uma velha árvore que a torna tão bela ou até mesmo a assimetria do corpo humano.
 Nada dura pra sempre e tudo está em constante mudança.
 Para mim, Wabi Sabi é isso...

Grande abraço a todos.
Sejam felizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário